A associação de futebol de Beja decidiu antecipar o inicio do campeonato em virtude da participação da selecção distrital de sub 16 no torneio Manuel Quaresma. Sendo assim o Entradense vai iniciar o seu campeonato no dia 2 de Novembro recebendo no Campo das Escolas a equipa do Despertar de Beja . Veja as novas datas em:
SOCIEDADE RECREATIVA E DESPORTIVA ENTRADENSE Fundada em 3 de Fevereiro de 1935, é a mais antiga instituição da freguesia. Com sede na Rua do Arrabalde, nasceu como Sociedade Recreativa Entradense mas, em 1982, ganhou a componente desportiva. Tem cerca de 500 associados e promove a prática do futebol e atletismo. RUA DO ARRABALDE, 31 7780-345 ENTRADAS TELEFONE: 286 915 292 l
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Novo equipamento de treino
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Desistençia
Infelizmente o CF Vasco da Gama foi obrigado a desistir do Campeonato Distrital de Juvenis pois devido ás obras que decorrem no Campo José António Guerreiro Pinto fomos forçados a deslocar os treinos para o Campo de Jogos de Vila de Frades, o que obriga a um enorme esforço, quer em termos de logística quer de recursos humanos. Assim, e resultante da grave crise que abala actualmente o associativismo, era para os poucos dirigentes activos do clube humanamente impossível suportar tantas equipas em actividade permanente e simultânea, pelo que tivemos a difícil tarefa de abdicar de uma delas.http://cfvascodagama.blogspot.com/
Entradas - Patrimonio Historico
Património Histórico
Além de uma arquitectura tradicional muito típica, Entradas possui um importante património edificado. Consta que chegou a ter sete igrejas: Igreja Matriz, Igreja da Misericórdia, Ermida de Nossa Senhora da Esperança e Igreja do Mártir Santo, todas em excelente estado de conservação e abertas ao culto. As igrejas de Santa Madalena e São João foram totalmente destruídas e a Igreja de Santo Isidoro está em ruínas.
IGREJA MATRIZ (Séc. XVIII)
A Igreja Matriz, dedicada a Santiago Maior e construída no Século XVIII, tem um altar-mor construído em mármore branco e preto de Estremoz, avaliado como o mais valioso de toda a Diocese de Beja. No seu conjunto destaca-se a belíssima imagem de Santa Bárbara, criada em Malines (Flandres) no século XV e regularmente utilizada em exposições de arte sacra pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja. Foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1993.
IGREJA DA MISERICÓRDIA (Séc. XVI)
A Igreja da Misericórdia, datada do Século XVII, é actualmente utilizada como capela mortuária. Apresenta ainda uma parte dos degraus do altar revestida de azulejos hispano-árabes, reveladores do valor e beleza antiga deste templo. Estes azulejos setecentistas foram criados nas oficinas de tradição árabe da Triana, na cidade espanhola de Sevilha. Destacam-se ainda as imagens da Senhora da Piedade, de Santo Isidoro, da Santa Apolónia e o arquibanco da Irmandade. Foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1987.
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA (Séc. XVI)
A Igreja de Nossa Senhora da Esperança é o mais antigo templo da localidade. Datada do Século XVI, a sua construção foi patrocinada por D. Bartolomeu Leitão, bispo de Cabo Verde, natural de Entradas. Hoje o templo apresenta alguma degradação dos frescos da abóbada, mas mantém um interessante altar, constituído por talha dourada com colunas salomónicas, ostentando algumas figuras de pelicanos. Por cima do retábulo estão três figuras representando o Mistério da Santíssima Trindade. Foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1993.
ERMIDA DE S. SEBASTIÃO (Séc. XVII)
Situada junto ao cemitério, é uma capela muito simples, sem quaisquer manifestações de arquitectura ou riqueza. Aponta-se o século XVII como data provável do início da sua construção. No século seguinte foi feito o retábulo e a moldura do arco triunfal.
CASTELO VELHO DE COBRES
No domínio do património histórica, importa referir as ruínas do Castelo Velho de Cobres, também denominado como Castelo do Montel. Situadas junto à Ribeira de Cobres, as ruínas da antiga fortificação ainda hoje se podem visitar, remontam a um castro pré-histórico e estão classificadas como imóvel de interesse público desde 1991. Ali terá existido um reduto castrejo, aproveitado pelos povos que se seguiram aos Lusitanos. São visíveis os vestígios de estruturas defensivas: dois fossos cortados na rocha, duas ordens de muralhas, torreões salientes e uma grande torre maciça que defende a entrada do recinto, junto à antiga acrópole.Durantes as escavações arqueológicas ali realizadas, foram achados à superfície um javali em bronze; o pedaço de uma cabra selvagem em bronze; parte de um perfumador; e inúmeros fragmentos de cerâmica estampilhada.
PELOURINHO DE ENTRADAS (Séc. XVI)A vila de Entradas recebeu foral de D. Manuel em 1512 e, nessa data, foi construído o respectivo pelourinho. A localização original era o Largo Zeca Afonso, frente aos antigos Paços do concelho. Destruído em data não especificada, restam alguns fragmentos que poderão vir a ser recolocados no seu local de origem.
sábado, 27 de setembro de 2008
Lesionados
O extremo Fábio Marques e o guarda redes Patrick não marcaram presença no treino realizado ontem por se terem lesionado . O Fábio lesionou se na escola e ainda não se sabe a gravidade da sua lesão, Patrick por sua vez vai ter de par duas semanas devido ao toque que levou na cabeça no jogo treino em Aljustrel no qual resultou o primeiro golo do Mineiro . Espera se que recuperem a tem de jogarem com o D. Beja no próximo sábado. Também não treinaram o sub-capitão de equipa Bino e o avançado Tiago Tavares por motivos particulares e o defesa Manuel Peleja por estar a estudar em Beja e não ter conseguido chegar a Entradas a horas do treino.
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Proximo jogo treino
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
A alimentaçao do desportista - O segredo do equilibrio
Alimentação personalizada e planeada é a chave do bem estar e metade do segredo do sucesso.
Uma correcta alimentação é aquela que proporciona um bom estado de saúde ao atleta , que se traduz numa melhoria do seu rendimento desportivo e numa melhoria do seu estado de saúde a longo prazo.Para se estabelecer uma dieta para o desportista temos de entrar em linha de conta com o tipo de desporto, a idade, a raça, o sexo , o clima a altitude, os factores sócio económicos, etc. Não há uma dieta do desportista , há sim uma dieta do atleta.Os glúcidos têm uma função energética, mas também uma importante função plástica. O glicogénio e a glicose são os combustíveis que permitem maior rendimento ao músculo. Os lípidos são importantes como fornecedores de energia e como factores de absorção das vitaminas liposolúveis. As proteínas têm uma função essencialmente plástica e participam nos sistema enzimáticos, imunológico e hormonal.Também devemos contar com as necessidades em água, minerais, e vitaminas (B1, B6, B12 e C). Os princípios básicos para uma correcta alimentação do desportista, devem entrar em consideração, com as diversas etapas que o atleta atravessa .Deve-se planear a ração de treino, a ração de competição e a ração de recuperação. A ração calórica deverá ser constituída por 55% de hidratos de carbono ( arroz, massa, pão, batata, açúcar, bolos, etc. ), 30% de gorduras ( relação gordura vegetal / gordura animal = 1 ) e 15 % de proteínas ( relação proteínas animais / vegetais = 1 ).ÁGUA Uma boa hidratação é fundamental no desportista não só porque o rendimento de um atleta diminui com o aumento da desidratação mas também porque certas lesões desportivas ( roturas musculares e tendinites) são mais frequentes quando há desidratação. A quantidade deve ser no mínimo ser 3 l / dia : 1,5 l como bebida e 1, 5 l incorporadas nos alimentos ). O ideal será que o atleta nunca sinta sede, devendo-se administrar pequenas quantidades de água quer na fase pré-competitiva quer durante a competição.RAÇÃO DE TREINO Corresponde à alimentação de base do atleta, devendo a ração calórica, proteínas, hidratos de carbono e gorduras serem administradas nas proporções atrás referidas.Preferir alimentos cozidos e grelhados distribuídos em 6 refeições por dia. As bebidas alcoólicas, se bem que não tragam qualquer benefício, podem ser consumidas nesta fase desde que moderadamente ( até 250 ml de vinho ou 500 ml de cerveja / dia ).RAÇÃO DE COMPETIÇÃO Incluem-se nesta rubrica a última refeição antes da competição, a ração de espera e a ração após a competição.ÚLTIMA REFEIÇÃO ANTES DA COMPETIÇÃO
Deverá ser uma refeição equilibrada nos seus constituintes ( proteínas, gorduras e hidratos de carbono ) de fácil digestão ( confecção à base de cozidos e grelhados , com pouca gordura e sem álcool ), e que não provoque flatulência ( evitar o feijão seco, o grão de bico, as favas e a batata ). Esta refeição, que deverá ser sempre respeitada, deverá ser ingerida no mínimo 3 horas antes da competição. Entre o fim da ultima refeição e o inicio da competição deve-se administrar uma bebida açucarada com o objectivo de evitar as hipoglicémias secundárias à ansiedade. Deve ser composta por água, açúcar ( frutose ) e eventualmente sais minerais, e ser administrada na quantidade de 150 ml de ½ em ½ hora. A frutose não sendo metabolizada pela insulina , permite manter os níveis de glicemia estáveis sem o risco de hipoglicémia reaccional, por aumento da produção de insulina, como acontece com a glicose.
RAÇÃO DURANTE A COMPETIÇÃO –Desportos de média duração ( futebol, basquetebol, andebol, voleibol, etc. Deve ser administrada no intervalo do jogo tendo por finalidade fornecer energia, água e sais minerais. A ração a administrar deverá conter água, de preferência bicarbonatada com 2 a 6% de frutose , cloreto de sódio ( sal ) e potássio. Há preparados comerciais já prontos a utilizar devendo estas bebidas ser ingeridas à temperatura de 10 a 15 graus nos climas quentes e mais aquecida nos climas frios. Desporto de longa duração - ciclismos, alpinismo, caça submarina, sky de fundo, etc. Neste caso, para além da água ( de preferência alcalina) e minerais a ração deverá ainda fornecer proteínas ( ou aminoácidos ) com o objectivo de promover a reparação celular e manter o tónus neurovegetativo. Assim em cada ½ hora deverá ser administrada uma ração igual à utilizada para os desportos de média duração e em cada duas horas uma pasta de carne ou de um concentrado de aminoácidos (preparação industrial ).RAÇÃO DE RECUPERAÇÃO ( Durante 48 horas a seguir à competição)
Objectivo - desintoxicar o organismo e reparar as perdas .- anular a acidémia ( oferecendo alimentos alcalinizantes – queijo, leite, iogurte, fruta, saladas, vegetais) Deve –se : ingerir muitos líquidos ( água e leite magro). A primeira refeição post competição não deve conter nem peixe nem carne ( autorizado no jantar seguinte) mas apenas fruta e legumes. No segundo dia até há que fazer uma refeição hipercalórica ( 4000 – 5000 Kcal) e rica em proteínas (20%), para reposição.Se cumprirem estas regras, é possível em segurança colher todos os benefícios do exercício físico e ir até onde a imaginação nos levar…
in medicosdeportugal.saude.sapo.pt
Regresso aos treinos
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Treino em Aljustrel
O Entradense disputou hoje em Aljustrel um Jogo treino com os juniores do Mineiro . O jogo foi bem disputado pelas duas equipas embora com o Mineiro a usar e a abusar algumas vezes das disputas físicas com uma equipa muito mais jovem mas que soube sempre responder com categoria. Na primeira parte a equipa do Entradense sofreu um golo depois de um canto a seu favor onde o G-R Patrick ao tentar defender a bola levou um pontapé na cabeça e ela sobrou para o avançado que fez o golo . Na segunda parte como muitas alteraçoes de ambos os lados o Mineiro fez mais 3 Golos que deixaram também muitas duvidas , o treino foi arbitrado pelo treinador do Mineiro Carlos Estebainha. O Entradense alinhou de inicio com Patrick, Lopes, Alves, Ivo, Fábio, Rafael, Butija, França, Duarte, Bino e Urbano , jogaram ainda João ,Tiago, Fábio Marques, Chico, Peixeiro, Manuel, Borralho, Mini e Joel
Patrick e o seu idolo
O guarda redes do Entradense Patrick recebeu no balneário antes do jogo treino com o Mineiro uma camisola assinada pelo sue ídolo da musica o artista João Paulo Cavaco. Patrick como tinha jogo esta segunda- feira não se pode deslocar para ver o concerto de João Paulo Cavaco na Discoteca SantaLoucura no passado sábado pelo que o artista entregou a camisola para ser dada ao Patrick antes desse jogo
sábado, 20 de setembro de 2008
Plantel Entradense 08/09
Plantel Entradense 08/09
Abelha - Treinador (ex D. Beja)
Patrick – Gr
Manuel – Gr (ex Castrense)
Joel – Gr
Alves – D
Mini – D (ex Castrense)
Lopes – D
Fábio Vaz – D
Patrick – Gr
Manuel – Gr (ex Castrense)
Joel – Gr
Alves – D
Mini – D (ex Castrense)
Lopes – D
Fábio Vaz – D
Daniel - D
Ivo – D (ex Castrense)
Borralho – M (ex Castrense)
Butija – M – Capitão
Rafael – M
Bino – M – Sub-capitão
Fábio Marques – M (ex Castrense)
Duarte – M ( ex Ourique)
João – M (ex Ourique)
Francisco – M (ex Ourique)
Chico – M
Francisco "Pacato" – M (ex Castrense)
Urbano – A – Sub-capitão
Tiago - A
Ivo – D (ex Castrense)
Borralho – M (ex Castrense)
Butija – M – Capitão
Rafael – M
Bino – M – Sub-capitão
Fábio Marques – M (ex Castrense)
Duarte – M ( ex Ourique)
João – M (ex Ourique)
Francisco – M (ex Ourique)
Chico – M
Francisco "Pacato" – M (ex Castrense)
Urbano – A – Sub-capitão
Tiago - A
Capitao de Equipa
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
A caminho de Hollywood
Dois jovens jogadores do Entradense começaram este ano uma carreira artística. Os centro campistas João Urbano e João Simões"Botija" estrearam o filme Dupla Traição que se encontra disponível no seguinte link http://www.youtube.com/watch?v=lsxuy3F-KJc. Os dois jogadores enfrentam agora um dilema entre a carreira desportiva ou a da sétima arte.
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Jogo Treino
sábado, 13 de setembro de 2008
Joga-se como se treina
"Joga-se como se treina . Por isso o treino necessita de ser , se possível mais exigente que o jogo. Quem não treina sujeito a índices de exigência semelhantes ou superiores aos contidos na competição , é obvio que não consegue corresponder aquilo que o jogo hoje lhe solicita ou seja , transpiração, empenho, paixão, emoção, racionalidade, criatividade e decisão.
Sendo hoje inquestionável o facto de a oposição externa constituir um factor fundamental de progresso (quem não defronta adversários de valia acima da media, dificilmente se motiva para todos os dias se transcender), importa registar que também a competição interna requer incrementada e estimulada desde as idades mais tenras. Conforme se sabe, precisamos daqueles que nos confrontam, para podermos aferir os nossos progressos, como adversários, ou companheiros de equipa. Quem connosco compete, não é o inimigo, mas sim quem nos força à superação. No interior de uma equipa é fundamental que também exista competição entre os respectivos componentes, correctamente intrigada na vida colectiva da equipa e ao serviço dos interesses comuns. Sem oposição não haverá superação.
Companheiros e adversários, merece-nos assim tanto ou mais respeito, quanto não nos deixa acomodar. E o facto de respeitarmos adversários e companheiros de equipa não nos retira capacidade competitiva, nem nos faz perder de vista a tentativa constante de procurarmos vencer. Pelo contrario ! Cada um dos membros de uma equipa necessita de dar sempre o seu máximo na procura da vitoria. Os adversários respectivos devem-lhes o melhor da sua capacidade de resposta, perseguindo o mesmo objectivo. Sem adversários não haverá jogo; sem companheiros de equipa não haverá equipa. Respeito pelo adversário não significa perda de espirito competitivo, tal como respeito pelos companheiros de equipa significa mais que cooperar. Exige reconhecer a importaria destes nos forcarem permanentemente a treinar nos limites das nossa possibilidades. Sem murros, pontapés ou encontrões e globalmente envolvidos pelo desejo comum de caminharmos neste longo trajecto da formação de forma a atingirmos a excelência."
António Fonte Santa
Coordenador da escola de futebol do S. L. Benfica
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Jogo particular
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Realizou se no passado dia 3 de Setembro o sorteio do campeonato distrital de juvenis. A equipa do Entradense recebe na primeira jornada a equipa do Despertar de Beja no Campo das Escolas.Pode ver o resultado do sorteio emhttp://www.afbeja.com/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/BEJA/BEJA_ASSOCIACAO/COMUNICADOS/CALENDARIOS/CAL_FUTEBOL_11/campeonato%20distrital%20da%20juvenis%20-%20calend%E1rio.pdf
O treino
" Treinar e mais importante que jogar e e' nos treinos que se forma a base de todo o jogo. Atribuo um grande ênfase na estruturação e organização das unidades de treino, através de exercícios dominante mente tecnino-tácticos, preconizando que estes seja realizados sempre a grande intensidade"
Van Gall (ex. Treinador Barcelona)
Van Gall (ex. Treinador Barcelona)
sábado, 6 de setembro de 2008
Proximos treinos
Os juvenis do Entradense realizam os próximos treinos nos dia 9,10 e 11 de Setembro no Campo das Escolas em Entradas com inicio as 18h30m
Inicio dos treinos
A equipa de juvenis da Sociedade Recreativa e Desportiva Entradense iniciou no dia 4 /8/2008 os treinos com vista a preparar a epoca desportiva 2008/2009 que vai competir no distrital de Beja
Subscrever:
Mensagens (Atom)