quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Lei 2 - A Bola


Características e dimensões - Características e dimensões
A bola:
é esférica;
é feita de couro ou de outro material equivalente;
tem uma circunferência de 70 cm no máximo e de 68 cm no mínimo;
pesa no máximo 450 g e no mínimo 410 g no começo do jogo;
tem uma pressão equivalente a 0,6 - 1,1 atmosferas (600 - 1100g/cm2) ao nível do mar. Substituição de bola defeituosa - Se a bola rebenta ou se deforma no decurso do jogo:
o jogo será interrompido;
o jogo recomeça, com uma nova bola, por um lançamento de bola ao solo no local em que se encontrava a primeira bola no momento em que se deteriorou*.
Se a bola rebenta ou se deforma quando não está em jogo antes da execução dum pontapé de saída, pontapé de baliza, pontapé de canto, pontapé-livre, pontapé de grande penalidade ou dum lançamento da linha lateral:
o jogo recomeça em conformidade.
A bola só pode ser substituída durante o jogo com autorização do árbitro.
o jogo será interrompido;
o jogo recomeça, com uma nova bola, por um lançamento de bola ao solo no local em que se encontrava a primeira bola no momento em que se deteriorou*.
* Salvo as condições particulares da Lei 8 – Pontapé de saída e recomeço do jogo. Decisões do International F. A. Board - Decisão 1
Nos jogos de competição, só são autorizadas bolas que satisfaçam as especificações mínimas estipuladas na Lei 2.
Nos jogos disputados no quadro das competições da FIFA ou de competições organizadas pelas Confederações, só são autorizadas bolas que possuam um dos três logotipos abaixo indicados:
o logotipo oficial “FIFAAPPROVED” ;
o logotipo oficial “FIFAINSPECTED”;
a referência “1NTERNAT10NALMATCHBALLSTANDARD”;Estes logotipos ou referências indicam que a bola satisfaz as especificações técnicas definidas pela categoria a que respeitam, para além das especificações mínimas estipuladas na Lei 2. Alista das especificações suplementares exigidas para cada uma das categorias consideradas deve ser aprovada pelo International F.A.Board. As instituições habilitadas a efectuar os testes em questão devem ser aprovadas pela FIFA.
As Associações Nacionais podem exigir nas suas competições a utilização de bolas que possuam um destes três logotipos.
Em todos os outros jogos, a bola utilizada deve satisfazer as exigências estipuladas na Lei 2.
Decisão 2
Nos jogos disputados no quadro das competições da FIFA ou das competições organizadas pelas Confederações e das Associações Nacionais, é proibida qualquer espécie de publicidade comercial na bola. Somente o logotipo da competição, o nome do organizador da competição e a marca do fabricante da bola podem nela figurar. Os regulamentos das competições podem impor restrições quanto ao tamanho e ao número destas menções.

Sem comentários: