sábado, 18 de outubro de 2008

Dar as soluções ou deixar que eles descubram?



Era uma vez, um aspirante a grande treinador, no meio das suas leituras, depara-se com isto".. Wein sustenta que, em vez de utilizar um estilo de ensino directivo, no qual o professor/treinador propõe o exercício, diz como se deve realizar, dando ao aluno/jogador uma informação directa sobre a solução do problema, e uma repetição monótona, faz falta pensar o ensino na formaçao de Futebol com base na busca ou resolução de problemas. Aqui o professor/treinador propõe o objectivo pretendido, modifica as condições do meio e o aluno/jogador utiliza as acções que considera adequadas para conseguir o objectivo. O que se pretende é que seja o próprio aluno/jogador com a ajuda do professor/treinador a construir as suas próprias aprendizagens. O mesmo autor acrescenta que o aluno/jogador é guiado em direcção às respostas correctas colocados pelos problemas das situações de jogo, mediante múltiplas questões, clara e correctamente elaboradas pelo professor/treinador. Somente em casos necessários, e apenas para dar sugestões, o professor/treinador deve intervir, caso contrário deve aguardar as respostas. Deste modo, o professor/treinador dialoga abertamente com os seus jogadores, estimulando-os frequentemente a observar, analisar, descrever, identificar, comparar, pensar e reflectir sobre os problemas que apresentam os jogos ou situações propostas."

Sem comentários: